6.04.2016

Texto persuasivo

  • Unidade(s) de competência: C
  • Descrição da atividade: redação de um texto persuasivo, a partir de uma situação-problema (o senhor Linhares pretende construir um centro comercial na pacata vila de Pousal).


Discurso de Keila Garajau
    Eu, senhor Linhares, estou aqui perante vós para vos esclarecer que, depois de muitos anos morando na capital, estou de regresso à vila onde nasci e trago comigo um projeto que mudará as nossas vidas para melhor! Sim, é verdade. Quero desenvolver a atividade turística da nossa terra construindo um centro comercial.
    Já tiveram oportunidade de pensar no que isto significará para nós? Eu já pensei. Tenho por Pousal grande amor e pelos Pousalenses um apreço ainda maior. Com o centro comercial que irei construir, a vila de Pousal ganhará prestígio. Todos saberão quem somos e o que a nossa terra tem de melhor a oferecer.
     De facto, com o centro comercial abrir-se-ão novas lojas que venderão os mais variados artigos produzidos aqui localmente.
    O centro comercial será o primeiro passo que daremos para uma progressiva modernização de Pousal. Não duvidem da minha sincera vontade em ajudar a população e a vila de Pousal. Termino confiante de que eu possa contar com o vosso apoio. Desde já, agradeço a atenção de todos.


Discurso de Miguel Moreno
     Meus caros moradores de Pousal, hoje, quero falar-vos do nosso futuro e daquilo que considero ser o melhor para nós. Alguns de vós poderão pensar diferentemente de mim, desconfiando do projeto que tenho para vos apresentar.
   Meus amigos, eu pretendo construir na nossa vila um centro comercial. Sei que alguns pousalenses, sobretudo os pequenos comerciantes, temerão que a construção do centro comercial venha a prejudicar o negócio local. Deixem-me, desde já, esclarecer-vos que irá suceder exatamente o contrário.
    Com o centro comercial, os comerciantes poderão abrir novas lojas, mais modernas e de acesso mais fácil para os clientes. Com as novas lojas, criar-se-ão novos postos de trabalho. Os turistas virão visitar-nos, o que irá, certamente, aumentar o número de vendas e a atividade económica em geral.
    Como podem verificar, são muitas as vantagens de um empreendimento desta natureza. Lembro-vos, para concluir, da importância do futuro e da modernização da nossa vila.



Discurso de Dulcelino Tavares
Caros cidadãos de Pousal, estou aqui perante vós para vos falar do meu sonho em construir, na nossa vila, um centro comercial.
Este espaço que vamos construir aqui será muito importante para todos nós, pois, com as lojas e os espaços comerciais que abriremos, criaremos mais postos de trabalho e atrairemos clientes, o que será uma mais-valia para a economia da nossa localidade.
Também pensámos nos mais jovens! O centro comercial incluirá um cinema. Nele, os jovens poderão ocupar o tempo livre, vendo filmes e representações teatrais. Ainda vos digo mais, dentro do centro comercial, existirá um parque para as vossas crianças brincarem, de forma segura e protegida.
Pousalenses, acreditem no futuro! A nossa terra ganhará fama entre as terras vizinhas e a novidade atrairá os seus habitantes, o que produzirá riqueza.
Para terminar, direi que é uma grande oportunidade para a nossa vila. Não a deixemos escapar!


Discurso de Marísia Cardoso
Caros habitantes da vila de Pousal, quero, hoje, falar-vos dos benefícios do meu mais recente projeto: a construção de um centro comercial na nossa terra.
      Com este empreendimento, os lojistas ficarão mais bem instalados em edifício mais apropriado e os clientes sentir-se-ão tratados com maior comodidade. Por outro lado, a nossa terra tornar-se-á mais conhecida e ganhará prestígio, o que irá atrair visitantes de outras localidades.
      O centro comercial da nossa terra irá incluir um cinema e tantos outros espaços de lazer, onde os jovens poderão divertir-se.
     Por fim, lembro-vos que este espaço comercial irá dispor também de muitos restaurantes, nos quais serão servidos pratos tradicionais da nossa vila, o que ajudará, certamente, a promover e a divulgar a nossa cultura e os nossos costumes.

Discurso de Alan Neto
    Caros cidadãos de Pousal, estou aqui perante vós para vos falar do meu sonho em construir na nossa vila um centro comercial. Este projeto não só pode trazer-me lucros, mas também benefícios a todos moradores de Pousal e aos moradores de cidades vizinhas.
    Por outro lado, um centro comercial poderá igualmente aumentar a taxa de turismo e gerar mais postos de trabalho, baixando assim a taxa de desemprego. 
    O meu projeto não visa apenas um shopping comum como todos os outros; o centro comercial que vou construir será diferente, porque será um empreendimento muito complexo, contendo uma área com cerca de 3,5 km, onde haverá um cinema 5D, uma montanha artificial de neve para a prática desportiva de snow board, karting, ginásio e uma praça de alimentação com todas as variedades da gastronomia da nossa terra.
     Sendo assim, será o maior centro comercial do país e trará muita fama à cidade enriquecendo-a cada vez mais.
  Para terminar, meus caros cidadãos, espero que levem em consideração este projeto que será o melhor para a vila Pousal, uma terra em rumo para o crescimento.





Discurso de Paulo Pinto
   Caros cidadãos de Pousal, estou aqui perante a vós para vos propor a construção de um centro comercial na nossa vila. Este projeto tem muitas vantagens, vou enumerar-vos algumas.
  A terra ganhará fama entre outras terras vizinhas e a novidade atrairá os seus habitantes, produzindo riqueza, o que ajudará bastante no negócio local.
  O centro comercial incluirá um cinema, onde os jovens poderão ocupar o seu tempo livre, depois da escola, ou mesmo no fim de semana ou, então, nas férias. Será um meio de distração para os jovens da vila, visto que há poucos meios de distração para eles, neste momento em Pousal.
         A construção deste centro irá fazer com que deixemos de ter tanta necessidade de ir à cidade fazer as compras. Um centro comercial na nossa vila irá facilitar-nos a vida e será mais cómodo para nós.
          Quero muito ajudar a nossa vila, na qual fui nascido e criado. Só nós, senhores comerciantes, conseguiremos ajudar a economia da vila.

         Para terminar, espero que esta ideia vos agrade, a vós senhores comerciantes.

Discurso de Maria Nazaré Morais
    Caros habitantes da Vila de Pousal, eu tenho muito orgulho da nossa terra!
    Querendo construir um centro comercial na nossa vila, resolvi marcar esta reunião com todos os habitantes, e em particular com as comerciantes, para esclarecer o motivo desta minha decisão.
     Esta vila está pouco desenvolvida em relação a outras do país. Por outro lado, há falta de emprego. Verifica-se também que não há locais de distração para jovens e para os menos jovens. Somos pouco visitados. Enfim, somos uma vila empobrecida a todos os níveis tais.             
      Por estes motivos, a construção do centro comercial será o primeiro passo para uma progressiva modernização da nossa vila.
     Com a construção do centro comercial, haverá mais emprego; a vila terá mais lojas, onde serão vendidas mais variedade de produtos e serviços comerciais; os lojistas terão instalações mais modernas e com melhores condições e os clientes sentir-se-ão mais satisfeitos com a maior comodidade. 
     Para além disto, o centro comercial atrairá mais pessoas vindas de outros locais; os pousalenses deixarão de ter de se deslocar a outras localidades para tratar de assuntos pessoais. Não podemos esquecer também os inúmeros postos de trabalho que serão criados.
   Espero que todos os habitantes tenham ficado esclarecidos e venham a concordar com este plano, para que a nossa terra não caia no esquecimento e não perca habitantes para outros locais ou para a emigração.
     Por, fim, depois deste esclarecimento, ficarei disponível para qualquer questão que ainda queiram colocar. E lembrem-se do seguinte se não formos nós, os habitantes desta vila, a fazer algo para ela, mais ninguém o fará.Temos que ser nós, filhos desta terra, a lutar por Pousal!

Discurso de Maria Aparecida Silva
    Caros cidadãos de Pousal, eu, nascido e criado nesta vila, trago-vos uma proposta. Vivendo eu, presentemente, fora da vila, na capital do nosso país, e tendo eu passado por vários países, estou aqui perante vós para trazer boas novas que irão ajudar muito a nossa vila no seu crescimento económico.
    A minha proposta está direcionada para a atividade comercial de Pousal. Eu pretendo abrir um centro comercial, no qual iremos ter mais lojas, todas elas concentradas num só lugar. Dado que Pousal é uma vila tão pequena, com as lojas espalhadas por vários pontos da nossa localidade, poderemos, com o centro comercial, concentrar as lojas num só espaço.
    Por outro lado, considerando o facto de morarmos no país muito frio em que chove na maior parte do tempo, o que nos impossibilita de circular na rua para fazermos as nossas compras, isso deixará de ser um problema com um centro comercial, pois este empreendimento oferecerá um espaço fechado.
   Com a minha proposta estaremos unindo o útil ao agradável e revolucionando a nossa vila. No centro comercial, todos os agricultores, apicultores, costureiras, rendeiras, bordadeiras, marceneiros e vinicultores poderão expor, divulgar e vender os seus produtos.  
    Com efeito, todos os lojistas, que estão situados nas ruas com suas lojas, terão esta oportunidade única de abrir as suas lojas no centro comercial. Acreditem, Pousalenses, este projeto será um grande feito! A nossa vila terá muitos visitantes, que virão conhecer as nossas tradições. E para os jovens construiremos um grande cinema e um ginásio de última geração. Todos poderão usufruir do centro comercial, que será para os dias de hoje e perdurará pelos tempos vindouros.
    Para terminar, espero que todos pensem bem na minha proposta. Espero igualmente que ela se concretize o mais rapidamente possível, para que, no próximo inverno, já estejamos usufruindo do enorme shopping de Pousal.
Espero que todos estejam de acordo. Seguramente irão fazer um bom negócio.





                                                               

Sem comentários:

Enviar um comentário