6.04.2016

A união de uma família

  • Unidades de competência: C e D
  • Descrição da atividade: de início, visionamento do filme "A família Bélier", seguindo-se uma discussão, em grande grupo, sobre o conteúdo e mensagem do filme. Por último, redação de uma crítica coletiva ao filme.
  • Atividades intermédias: i) análise e tomada de notas da estrutura e das finalidades de uma crítica; ii) leitura e interpretação de um texto-modelo.

Crítica ao filme "A família Bélier"


A união de uma família
            O filme "A família Bélier" (título original La famille Bélier) não é para os fracos de coração! Emocionante, esta película mistura brilhantemente momentos de alegria, tristeza, drama e conflito. Um filme sobre a família para a família.
            Os Bélier vivem numa zona rural e dedicam-se à agropecuária e à produção e venda de lacticínios. Tudo nesta família parece normal: as discussões, os gestos de afeto, as cumplicidades…. Porém, não são como as demais famílias: os pais são deficientes auditivos e Louane, a protagonista, tem uma voz de sonho, descoberta casualmente pelo professor de canto da escola. Convidada a participar no concurso "Radio France", em Paris, Louane, intérprete dos pais, vive um doloroso conflito: deixa a família e segue o seu sonho? Ou abandona o seu sonho e permanece com a família? A solução encontrada, no final, irá arrancar do espetador mais difícil uma lágrima comovida.
                Neste filme, não só o enredo é cativante, mas também a performance dos atores é bastante credível e memorável, tornando esta película um dos melhores exemplos da qualidade do cinema francês.
            Sem ser uma obra-prima, é, no entanto, um filme muito interessante e encantador que não deve ser visionado solitariamente, mas sim em partilha com aqueles que mais se ama.


A turma 2B3B

Sem comentários:

Enviar um comentário