6.04.2016

Retrato próprio


  • Unidade(s) de competência: B e C
  • Descrição da atividade: elaboração de um autorretrato escrito a partir de um modelo, o soneto "Retrato próprio", de Almeida Garrett.
Quem sou eu? pintura de Ludvik Glazer-Naude

O meu retrato próprio
Keila é o meu nome.
Eu sou baixa e sou gordinha.
Tenho olhos de um castanho outonal. E sou de tipo moreno claro.
Tenho a cara alegre, enfeitada por um sorriso grande!
Com meu corpinho me dou por satisfeita; por bem distribuído estar em pouco mais de metro e meio!
Minha voz? É meiga e suave, como canto de passarinho.
Sou incapaz de desejar o mal a alguém e estou pronta a ajudar quem precisa!


O meu retrato próprio
Maria, uma pessoa feliz e realizada! Maria, a guerreira, que não tem medo da vida! Esta Maria sou eu, cabeleireira de profissão. Amo muito ser cabeleireira!
Sou alta, gordinha e tenho cabelos vermelhos a lembrar o carmesim. Os meus olhos são negros como uma jabuticaba. Tenho o rosto redondinho e uma boca pequena de lábios bem desenhados, como os de uma boneca.
Tento ser generosa com aqueles que precisam de mim e nunca consigo dizer não. De voz doce e melosa, sou A MÃE dos meus colegas mais novos da escola. Aconselho-os, porque os amo como meus filhos.
Na minha  vida amorosa, gosto de ser sempre sincera, respeitando o espaço do meu parceiro para também ter o respeito devido.
Gosto de feijoada brasileira e dos doces feitos com frutos naturais, como goiabada e doce de mamão com coco.
Tenho como lema de vida: “O senhor é meu pastor e nada me faltará”. Não julgo ninguém para não ter que ser julgada. Porém, como diz o sábio provérbio: “Quem com ferro fere com ferro será ferido”…


O meu retrato próprio
Olá! Sou o Miguel Moreno. Nasci em Santarém, no dia oito do mês de março do ano de mil novecentos e noventa e seis.
Primeiro, vou descrever-vos o meu rosto. Ele é pequeno. Os meus olhos são castanhos claros e os meus lábios bem desenhados, embora um pouco grossos. O meu cabelo é curto e castanho clarinho.
Meço um metro e setenta e sete e peso sessenta e nove quilos. A minha voz é grave.
Quanto ao meu perfil psicológico, gosto de futebol! O meu clube do coração é o S.L. Benfica. Adoro comer lasanha. Isto lembra-vos alguém? O meu cantor preferido é Snoop Dog.
Dizem que as minhas qualidades principais são ser honesto e humilde. Porém, também dizem que sou teimoso e impaciente. Eu acho que exageram…
O lema que comanda a minha vida é: “viver cada dia de cada vez”. Acredito que o importante não é pensar demasiado no amanhã, mas sim ir vivendo o dia a dia. 


O meu retrato próprio
Aviso aos leitores: o que vão ler agora tem sotaque brasileiro.
Sou a Bruna Moniz. Nasci em mil novecentos e noventa e quatro, em Belo Horizonte, no Brasil. Tenho vinte e um anos.
O meu rosto tem um formato quadrado. Os meus olhos são pretos, pois são bem escuros. A minha boca é parecida com a forma de um coração. O meu cabelo é curto, liso e penteio-o de várias formas. Na verdade, ele é de cor castanha, mas eu pinto-o de loiro.
Gosto muito de música. Toco bateria desde os doze anos. Cheguei mesmo a fazer parte de uma banda, mas nada de muito sério ou profissional.
Sou muito sincera, amiga e companheira. Também tenho defeitos, como toda a gente! Sou bastante orgulhosa.
A minha passagem bíblica favorita é a que diz o seguinte: “O Senhor é meu pastor e nada me faltará”. O meu lema de vida é “o tempo é rei”, pois, quanto a mim, o tempo é a base de tudo! Sempre funcionou assim para mim.


O meu retrato próprio
Eu chamo-me Marísia Cardoso.
Tenho vinte e um anos. Nasci na cidade Capital  Alves Menezes, em 1994.
Eu tenho cabelo liso. Sou baixa e morena. O meu rosto é redondo e os meus olhos são pretos.  Sou forte e tenho uma altura média. A minha voz é aguda.
Sou vaidosa. Gosto de cuidar de mim e também gosto de quem gosta de mim. Gosto muito de roupas vermelhas e de sapatos altos. E também gosto muito de fazer noitadas com as minhas amigas! Sou simpática, alegre e feliz. Também sou muita tímida, de vez em quando.
Os meus pratos preferidos são calulu, cachupa, feijoada, grão de bico e caril. Os meus artistas prediletos são Paula Fernandes, a Banda Calipso, Vanessa de Camargo, Ivete de Sangalo,  Zezé de Camargo e Luciano.
Adoro trabalhar e cozinhar! Nos meus tempos livres adoro de passear.
Sou uma pessoa que se deixar apaixonar rápida e facilmente.


O meu retrato próprio
Olá, eu chamo-me Paulo Pinto.
Nasci em Angola e tenho vinte e um anos.
Sou uma pessoa trabalhadora, honesta, humilde e empenhada nas tarefas que me proponho realizar. Sou teimoso e muito impaciente; não gosto nada de esperar! 
Tenho um lema de vida que me inspira há bastante tempo: “you only live once”. Para mim,  a vida é uma festa. Temos de aproveitar cada dia, porque nunca saberemos o dia de amanhã.          
Gosto de futebol, mas não vou muitas vezes ao estádio. Sou do Benfica. Gosto das músicas do Anselmo Ralph e gosto de bacalhau com natas.
No que diz respeito ao meu aspeto, sou alto, magro, tenho a voz grossa, cabelo curto (carapinha), de cor preta. Tenho um rosto pequeno. Os meus olhos são castanhos. Tenho uns lábios bem desenhados.

O meu retrato próprio
Sou a Ana Paula Costa.
Tenho para mim que, por ter a cara oval, irei sempre ter uma aparência  jovem. Porém saberão logo que não sou uma menina. Nasci em 1987.
Com os meus olhos castanhos, vejo as coisas de que mais gosto, como os video-clips do meu grupo de música favorito, os G.unit. 
Sou preta. Tenho o cabelo encaracolado carapinhado. Meço 1,56m de altura e peso 45kg. Posso, então,  dizer que sou de estrutura média. 
Com a minha voz aguda, digo que adoro salmão! Adoro comer salmão, quando vejo o Arsenal a jogar. É perfeito! Tudo se encaixa num dia calmo e divertido. 
Sou muito paciente, porque uso a minha inteligência quando estou feliz. Sempre que faço  amigos, dizem-me que tenho uma boa vibe, porque se sentem bem perto de mim. Pudera! A verdade é que estou sempre alegre! Acho que devemos viver sempre com vontade de fazer coisas novas e encarar problemas de forma descontraída. 
Tudo a seu tempo (eis o meu lema), pois acredito que vou viver para sempre jovem… envelhecendo (talvez!), mas com uma estado de espírito jovem, porque, para mim, uns morrem e quem fica continua a sua vida, devendo aproveitar todo tempo do futuro.O amanhã nunca demora a chegar!  


O meu retrato próprio
Eu sou o Dulcelino Tavares.
Nasci em 1988, em Cabo verde.
Sou alto e magro. O meu rosto é oval, a cor dos olhos é castanha, os meus lábios são desenhados e a minha pele é do tom do chocolate. O meu cabelo é encaracolado, curto e é preto. O meu corpo é sexy e a minha voz é grossa.
Eu gosto de cachupa. Os meus tipos de música preferidos são kizomba e afro e o meu clube de eleição é Futebol Clube do Porto.
Sou fã de filmes ação, que tenham vampiros como protagonistas. 
A qualidade mais importante em mim é ser trabalhador. Sou também honesto e emociono-me com muita facilidade.
Porque não sabemos o nosso futuro, o meu lema de vida é “não deixar para amanhã o que se pode fazer hoje”. 

Sem comentários:

Enviar um comentário